12 de julho de 2012

Uma grande mulher... Rute

NA BÍBLIA há um livro chamado Rute. É a história duma família que vivia no tempo em que Israel tinha juízes. Rute era uma jovem da terra de Moabe; ela não era da nação de Deus, Israel. Mas, quando aprendeu sobre o verdadeiro Deus, Jeová, passou a amá-lo muito. Noemi era uma mulher idosa, que ajudou Rute a saber sobre Jeová.

Noemi era israelita. Ela, seu marido e seus dois filhos mudaram-se para a terra de Moabe, quando havia pouca comida em Israel. Daí, morreu o marido de Noemi. Os filhos de Noemi casaram-se depois com moças moabitas, chamadas Rute e Orpa. Mas, uns 10 anos mais tarde, morreram os dois filhos de Noemi. Como Noemi e as jovens ficaram tristes!

Certo dia, Noemi decidiu voltar para seu próprio povo. Rute e Orpa quiseram ficar com ela, e por isso a acompanharam. Mas, depois de seguirem um trecho pela estrada, Noemi disse às jovens: ‘Voltem para casa e fiquem com sua mãe.’

Noemi beijou as jovens em despedida. Elas começaram a chorar, porque amavam muito a Noemi. Disseram: ‘Não! Vamos com você, para seu povo.’ Noemi respondeu, porém: ‘Devem voltar, minhas filhas. Será melhor ficarem em casa.’ De modo que Orpa passou a voltar. Mas, Rute não foi embora.

Finalmente, chegaram a Israel. Passaram a morar ali. Rute foi logo trabalhar nos campos, porque era época da colheita da cevada. Um homem chamado Boaz deixou que colhesse cevada no seu campo. Sabe quem era a mãe de Boaz? Era Raabe, da cidade de Jericó.

Certo dia, Boaz disse a Rute: ‘Eu soube de tudo sobre você, e como tem sido bondosa com Noemi. Sei que deixou pai, mãe e sua própria terra, e veio a morar entre um povo que não conhecia antes. Que Jeová seja bom com você!’

Rute respondeu: ‘O senhor é bondoso comigo. Fez com que eu me sentisse melhor, falando assim comigo.’ Boaz gostou muito de Rute, e não demorou muito até se casar com ela. Isso tornou Noemi muito feliz. No entanto, Noemi ficou ainda mais feliz, quando Rute e Boaz tiveram seu primeiro filho, chamado Obede. Mais tarde, Obede tornou-se avô de Davi.


Fonte: Meu Livro de Histórias Bíblicas - História 51 - Rute e Noemi 

Um comentário:

  1. Conheço outra grande mulher, minha namorada...
    Só quero que ela saiba isso, e nunca pense em mim dedixar pois ela é grande como meu amor é pra ela.

    Te Amooo Minha Vida'

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião. Críticas construtivas são bem-vindas. Obrigada pela visita :)