12 de julho de 2012

O livro de hoje: O Morro dos Ventos Uivantes


O livro de hoje é um dos meus preferidos, O Morro dos Ventos Uivantes, da Emily Brontë. É um romance trágico, uma história de amor, ódio, loucura e vingança, entre Catherine e Heathcliff, amigos de infância. A história é um tanto excêntrica e o final não é "lá dos mais felizes", mas eu me identifiquei muito com o humor de algumas personalidades' dessa história. Não é um livro para todos os gostos; a história é clássica, mas a linguagem não é tão "rebuscada"... Recomendo!

Obs: Comprei o meu nessa versão (igualzinho ao da foto) na revista AVON, mas existem outras edições com outras capas e tals... Também não sei se na revista ainda tem pra vender, mas lembro que comprei baratinho...

Sobre a autora:
Emily Jane Brontë, a autora do clássico inglês "O Morro dos Ventos Uivantes", nasceu aos 30 de julho de 1818 em Thornton, Yorkshire. Irmã das também escritoras Charlotte e Anne Brontë, foi a quinta dos seis filhos que tiveram Patrick Brontë e Mary Branwell. Mudou-se com a família para Haworth em 1820, onde seu pai, um reverendo, passou a servir a comunidade como reitor e presidente da paróquia, local onde ela e os irmãos estudaram os clássicos da literatura e tiveram acesso a artigos contemporâneos publicados na imprensa. As crianças passaram a maior parte do seu tempo dentro da casa paroquial, lendo e compondo, ambiente este que fez o talento literário de Emily surgir.

Em 1821, a mãe de Emily Brontë morreu de câncer, e ela e suas irmãs foram enviadas pela rígida tia Branwell para Clergy Daughter's School, um colégio interno em Cowan Bridge, onde viveram em condições precárias. Depois de passarem fome, frio e sofrerem castigos constantes devido ao severo regime em que viviam, duas das irmãs de Emily, Maria e Elizabeth Brontë, morreram de tuberculose. Patrick Branwell então resolveu levar as filhas de volta para casa.

Na casa dos Brontë trabalhava Thabitha, uma empregada que costumava contar histórias às crianças e que mais tarde foi homenageada com a fiel personagem Nelly Dean, em "O Morro dos Ventos Uivantes", único romance de Emily Brontë. O mundo do faz de conta aumentou o interesse dos irmãos pela leitura, uma forma de entretenimento que fez nascerem terras fantásticas, criadas para suas personagens. Nessa época, Emily escreveu poemas e algumas histórias, porém poucos de seus trabalhos desse período sobreviveram.


Rosana Cesar
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação


Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/emily-bronte.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião. Críticas construtivas são bem-vindas. Obrigada pela visita :)